domingo, 29 de março de 2009

Lasanha de abobrinha



Esse é aquele tipo de almoço que faço quando não tenho nenhuma criatividade, sabe como é, nesse inicio de carreira de piloto de fogão é muito difícil ter um repertorio farto para experimentar uma comida nova a cada domingo.

E a lasanha de abobrinha é um exemplo de sabor e baixa culpa na consciência que vale muito a pena prepara. Pra mim a abobrinha é uma ótima substituta da massa, seu sabor não é muito marcante e tem uma textura delicadíssima, ao contrario da berinjela que seu sabor e consistência distorcem a proposta do prato que é para saborear um bom molho e um bom recheio!

Para 2 pessoas precisamos de meio quilo pra menos de carne moída (patinho de preferência), queijo mussarela, presunto, uma abobrinha de pescoço, brócolis, cebola, alho,4 tomates, azeitonas, quanto baste de sal e curry.

O molho de tomates caseiro é a coisa mais rápida e pratica que tem pra se fazer no mundo. Muita gente acha que prepara-lo demanda tempo e empenho...mas não!Pegue 4 tomates maduros, corte em fatias ou da forma que preferir, sabendo que quanto mais finos mais rápido para derreter. Corte uns dentes de alho também, jogue na panela os dois ingredientes e vai mexendo como se tivesse preparando um molho industrializado.Te garanto que em menos de 10 minutos o molho estará pronto, com um vermelho e uma consistência linda sem perigo de ficar acido como os de latinha! Se por um acaso não gostar das peles do tomate no meio do molho, retire a casca antes num processo muito simples que aprendi num livro de receitas do Jamie Oliver. É só fazer cortes superficiais no tomate e escalda los por 1 minuto, aí é fácil arrancar a pele!

A abobrinha fica muito mais gostosa quando é fatiada finamente, já ralei e não ficou tão legal quanto as carismáticas rodelinhas. Deixe submersas as fatias numa panela e misture curry na água, bote pra cozinhar. Quando estiver pronta, deixe escorrendo sem jogar água fria em cima pra não tirar o tempero, o fundamental é deixar bem sequinha a abobrinha pra não juntar muita água na hora de assar.

Molho pronto junte a carne moída mexa bem pra ela ficar soltinha e depois jogue água para render um pouco, esqueça por alguns instantes no fogo até volta a engrossar.

A parte cozinhe a vapor o brócolis, pra depois dar uma sapecada numa frigideira com manteiga, ops!

Tudo cozidinho, chegou a hora de botar o forno pra esquentar e montar a lasanha!

Uma camada de abobrinha bem escorrida, depois o molho, um pouco de presunto picadinho e brócolis bem miudinho, arremate com queijo mussarela e comece outra camada!

Bote pra assar por uns 20 minutos ou mais, o tempo depende se conseguiu escorrer bem a abobrinha e se seu forno é bom, coisa que o daqui de casa passa longe de tão ruim que é!
Não esqueça de colocar um papel laminado em cima pra nao ficar preto que nem o meu ficou!

Pra acompanhar uma saladinha com pimentões coloridos + cenoura ralada + cebola + tomate + cebolinha + quiabo e quanto baste de pimenta calabresa!

domingo, 22 de março de 2009

pernil assado

(almoço descarado)
Essa semana ganhei um pernil!
Não quis esperar por uma ocasião e acabei fazendo neste domingo! A receita mais simples possível proporciona um sabor incrível!
Fiz um molho com uns 4 limões + 5 dentes de alho picadinhos + 1 cebola + quanto baste de pimenta do reino, sal e cheiro verde.
Furei o pernil varias vezes e embebi a carne com esse molho, passei bem com a mão pro tempero penetrar na carne. Depois envolvi num saco plástico e deixei marinando na geladeira de um dia para o outro.
Pela manhã enrolei o pernil em papel laminado (com a parte mais brilhosa pra dentro) junto com o caldinho e botei pra assar em forno pré aquecido por uns 45 a 55 minutos ou até o pernil ficar cozido por inteiro.
A parte cozinhe algumas batatas e chuchus, não muito para não despedaçarem.
Depois disso, tirei o papel laminado e voltei a colocá-lo no forno, dessa vez pra pegar uma corzinha bacana. Aproveite e coloque junto com a carne as batatas cozidas, o chuchu, alguns dentes de alho na casca e rodelas de cebola para assarem com o molho que irá se formar. Nessa etapa temos que embeber a carne de 15 em 15 minutos com um molhinho de água + limão + sal para não ter perigo de ressecar.
Meus acompanhamentos foram farofa e uma vinagrete feita de grão de bico!

domingo, 15 de março de 2009

As maravilhosas porpetas da Selma

(almoço sem gluten)

Quando fazia a dieta de South Beach fiquei muito envolvida com CARNE, tudo pra mim se resumia a proteína e salada e os produtos mais integrais possíveis. Não tenho que reclamar, ela foi uma alavanca para sair daquele peso horroroso que me encontrava, controlei o nível de açúcar no meu organismo, aprendendo a consumir carboidratos complexos e deixando de lado o lixo dos alimentos refinados.
É por isso que digo que podemos escolher qualquer forma pra nos ajudar a emagrecer no inicio do processo. O que vale é aprendermos alguma coisa com ela e não simplesmente fazê-la!
Bom, mas vamos a receita!
Para duas pessoas, basta meio quilo de carne moída da mais magra possível (patinho é perfeita), mussarela, cheiro verde e alho!
Para o molho, 4 tomates maduros e alho, deixe cozinhando com um pouco de água.
A parte coloque a carne numa vasilha e amasse com as mãos muito bem, vai amassando, amassando, amassando até perceber que a carne ta parece uma massa. Coloque sal, cheiro verde e o alho bem picadinhos e amasse mais!
Pegue um punhado de carne amasse mais um pouquinho formando um hambúrguer em sua mão e no meio coloque um pouquinho de mussarela, faça bolinhas e jogue-as na panela de molho que esta cozinhando desde o inicio do processo. Se amassar bem as bolotas não vão abrir no cozimento, mas fatalmente uma ou outra vão ficar rachadinha mas não é o fim do mundo.

domingo, 8 de março de 2009

Salada e frango com batatas e tomates amassados

(almoço sem gluten)

Quando experimento um receita nova é muito difícil acertar já de cara! Foi o que aconteceu com o almoço de hoje, me inspirei em um prato do livro “Jamie em casa”, e dizia que o frango iria ficar crocante! No final, o meu não ficou nada crocante e a apresentação um tanto polemica!
A desculpa para a apresentação é de que estou iniciando agora essa preocupação de estar gostoso aos olhos tbm, tudo é questão de pratica e um dia chego lá.
Mas o sabor ficou agridoce, bem bacana!

A recomendação do livro é utilizar 3 coxas de frango para cada pessoa, dispostas em tiras e sem descartar a pele....pra mim foi impossível fazer essas tiras, a pele e os tendões atrapalham muito e no final acabei desossando as coxas. Temperei com sal e pimenta tabasco e uma regada de azeite de oliva e joguei em uma frigideira para dar uma dourada, coisa que não aconteceu!
A parte cozinhei 800 gramas de batata inglesa das mais pequeninas e retirei a pele de 4 tomates, originalmente os tomates teriam que ser cereja, mas como não encontrei hoje no supermercado, tive que me virar com o que tinha. Comprei 1 vermelho (maduro) 1 laranja e 2 verdes para dar uma colorida no prato. A forma como Jamie Oliver ensina no livro de como retira a pele dos tomates que achei D+!
É só passar a faca na superfície do tomate em 4 sentidos e escaldar com água quente por um minuto, e retirar manualmente a casca sem dificuldade alguma.
Com as batatas cozidas e sem as cascas misture delicadamente com a carne e os tomates. A parte faça um molhinho de orégano, azeite de oliva e uma esborrifada de vinagre de vinho tinto (como não tinha esse vinagre, usei o balsâmico), despejei na mistura e botei pra gratinar por uns 30 minutos.

A salada é a coisa mais fácil de fazer!

2 cabeças de alface americana rasgadas + cebolinhas em conservas + uns 3 tomates secos picados + umas colheradas de palmitos + ovinhos de codorna + queijo parmesão não muito maturado ralado na hora... finito!

O que mudaria:
O prato ficou bem interessante, mas a carne de coxa não gostei muito não, prefiria até mesmo uma sobre coxa ou então o multifuncional peito...

domingo, 1 de março de 2009

Minha primeira feijoada


Uma verdadeira maratona para se preparar essa iguaria, mas vale a pena!Comecei a lidar com a feijoada já na sexta feira tratando de comprar os ingredientes e preparando a carne, já que utilizei a carne de sol.
Claro que tentei deixá-la o mais leve possível não misturando carne de porco ao seu preparo e a maioria dos embutidos habituais. Utilizei exatos 800 gramas de músculo, 500 gramas de paleta, 1 kg de carne de sol e 2 calabresas para 1 kg de feijão preto.
A carne de sol estava congelada, ela foi um suvenir da ultima vez que fui pra Salvador então tive que descongelá-la já no inicio de sábado para dar tempo para tirar o sal na madrugada. Nessa hora tbm é interessante botar de molho o feijão escolhido e lavado.
Como só tenho uma panela de pressão, levantei as 7:30 da manhã para começar a cozinhar!
Antes disso, fiz minhas coisinhas, levei os dogs para passear reguei o jardim só então comecei a preparação! 20 minutos de panela chiando para o feijão ficar legal, então o transferi para uma panela maior, coloquei mais água e varias folhas de louro um pouquinho de sal e deixei cozinhando nem fogo brando na menor boca do fogão.
A calabresa bota nessa hora no feijão, fatio em finas rodelas, coloco no microondas por uns 3 minutos disposta em um sanduíche de papel toalha para absorver o maximo possível de gordura.
Antes de mergulhá-las no feijão, absorvo o Maximo a gordura com papel.
Não esqueci de colocar uma pimenta linda picadinha pra dar aquele sabor!
Escolhi a dedo os pedaços de carne, mas antes de colocar na pressão, limpei qualquer sinal de gordura que ainda existia. Para ficar bem macia deixei uns 30 minutos a panela chiar. Separei a carne do seu caldo e ele, botei para congelar assim que deu uma esfriada. Já a carne, refoguei em um punhado de alho e cebola picadinha (escaldei e deixei de molho em um verdadeiro chá de louro antes) e joguei na panela de feijão. O caldo gelado toda a gordura fica empedrada na superfície, descarto todas essas bolinhas de gordura, só assim coloco na mistura.
Ela fica linda sem nada de gordura na superfície!!!
Se utilizar qualquer carne salgada, não é necessario corriguir o sal, mesmo fazendo todo o processo de desalgar a carne. Faça arroz, refogue couve corte laranjas e ta pronto!