quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Meu querido tofu!

Esse é o tipo de receita que a gente faz num sábado, com parte do dia livre pra se dedicar! Pra quem não vê graça e nem faz questão de consumir tofu, é sem duvidas uma furada desperdiçar tanto tempo pra isso. Já eu amo soja e isso é um esforço recompensador, pois economizo muito fazendo em casa! Não me lembro ao certo quanto sai um tofu no supermercado, creio que seja mais que R$30,00 o quilo, e a receita se muito gasta R$5,00.

Pré requisitos:

Prepare uma panela grande, alguns potes, desinfete panos para coar (com tramas bem fechadas,pano de prato é bom) e fabrique as forminhas para deixar o tofu compacto. Essas dão pra fazer com peneiras, caixinhas de leite longa vida furadinha, ou até mesmo com potes de margarina que gosto mais, fure a base e as laterais com um prego quente e pronto!Também deve-se providenciar uma técnica de prensar, pode fabricar as tampinhas com caixinhas de leite, deixando bem firme e embrulhada no papel alumínio.

Feito isso você precisa de:

1 kg de grãos de soja

Salamargo


Primeiro passo:

- Descarte casquinhas soltas e impurezas, lave muito bem os grãos;
- Deixe de molho por uma noite em temperatura ambiente.


Segundo passo:
- Escorra a água;
- Bata no liquidificador pequenas partes dos grãos com água. Para 1kg, usa-se 8litros de água;


Terceiro passo:
- Coloque tudo numa panela grande e ferva por uns 30 minutos;
- Sempre misture para não pegar no fundo e cuidado, o leite levanta espuma e indico descarta-la;
- Depois do tempo de cozimento, desligue e espere esfriar.


Quarto passo:
- Passe o liquido num pano separando o leite do okará (resíduo da soja).Não descarte a parte sólida pois da pra congelar e futuramente fazer pães e bolos;
- Esquente mais uma vez o leite, deixando a 80°C, tire do fogo e separadamente num copinho, dissolva o salamargo com um pouco do próprio leite de soja quentinho. A proporção do coagulante é de ½ colher para cada litro;
- Misture bem e deixe descansar por 20 a 25 minutos.


Quinto passo:
- prepare o molde para o tofu forrando com o pano úmido. Despeje delicadamente o leite coagulado e com muita calma e carinho, prense cuidadosamente com a tampa que você providenciou e deixe drenando por 20 a 30 minutos, quanto mais tempo ficar nesse processo, mais sequinho o tofu ficará!
- coloque o molde em água gelada por uns 5 minutinhos, retire depois desse tempo e desenforme com cuidado seu tofu.
- Guarde-o num recipiente com água na geladeira. Para preservar mais, renove todos os dias a agua.

Nenhum comentário: