domingo, 12 de abril de 2009

meu pão folha integral de soja

(almoço sem gluten)

Hoje foi dia de inventar, estava sozinha sem aquela preocupação do almoço sair pelo menos comível e decidi fazer algumas experiências em um acompanhamento para minha saladinha.
Decidi fazer pão folha, experimentei do mac donald’s dias atrás o tal lanche com esse pão e detestei ter pago tão caro por algo tão insosso.Eu tinha certeza que poderia fazer melhor na minha cozinha!

Só que como é páscoa, esqueci que os supermercados estariam fechados depois do meio dia aqui na minha cidade e só fui ver que não trigo quando já estava preparando a massa lá pela 1hora da tarde...aff! Isso é pra mostrar que o correto é ler a receita e confirmar se tem todos os ingredientes antes de fazer!

Então ,num ato de desespero por estar com muita fome, xeretei todo o armário e vi minhas coisinhas de soja, mandei bala!

Peneirei 250g de farinha de soja + 4 colheres de açúcar + 1 colher de sal + meia caixa de fécula de batata + 100g de fibra de soja

Acrescentei 3 colheres de manteiga + 15g de fermento biológico dissolvido em um copo de água morna e comecei a trabalhar a massa, já com a mão mesmo. Sovei colocando mais fibra e trigo de soja para deixar bem homogenia e botei pra descansa 20 minutos protegido num papel filme.

Fiz bolinhas e abri com o rolo e botei pra assar por poucos minutos no forno pré aquecido. Fiquei de olho pq queimei o primeiro pão em questão de segundos, o melhor é retirar assim que algumas bolotas estiverem começando a dourar na superfície.

Não ficou tão maleável como deve ser, mas não ficou quebradiço tbm, deu pra fazer sanduíches dobrando no meio sem quebrar e ficou mto gostoso.Estou com idéia de assar de outra forma essa massa na próxima vez e acrescentar uns temperos.

6 comentários:

Caroline Schneider disse...

Oi querida! Vim te agradecer a visita na minha casa nova e... GURIAAAA estou com água na boca de ver estas delícias que tens por aqui... :P Parabéns pelo blog e pelas receitinhas light (não prometo experimentar fazer, pois quero distância da cozinha, hehehe), mas vamos ver se consigo "terceirizar" ^^
Beijocas estaladas e uma ótima Páscoa pra ti! ;)

Carolina Andrade disse...

Oie!! Vim conhecer teu canto e adorei!! Também sou uma "buscadora do autocontrole nas comilanças". Um grande beijo pra ti.

Tânia N. disse...

Hummmm!

Flavia Gamonar disse...

oi, na vdd eu ja nao tomo muito leite mesmo sabe, me faz mal
to tomando repoflor e investindo em kiwi, tangerina, laranja, ameixa e mamão pra ver se resolve o intestino.
obrigada pela dica viu

beijao
flavinha meudiariodepeso

Manuela rocha disse...

Procurando por receitas light e diet na internet,encontrei seu blog,principalmente pq estava procurando receita de pão folha (wrap) pq tbm resolvi esperimentar o do McDonald's e achei uma porcaria!fiquei p da vida de ter pago tão caro naquela coisa sem gosto e mínima!!!!Tenho certeza que vou fzr sua receita e vai ficar bem melhor!Mas tenho uma dúvida pq descobri a pouco que tenho diabetes e gostaria de saber se posso substituir alguns ítens como fécula e açucar.Parabéns pelo blog mto bem feito!bjs!

Josi Não Contém Glúten disse...

Se vc acrescentou fibra de trigo, a receita passou a conter glúten.