domingo, 19 de abril de 2009

Strogonoff e porque não!?



Sempre odiei strognoff, lembro que a primeira vez que experimentei era criança e provavelmente meu paladar não estava acostumado daquele sabor de creme de leite. Mas pouco tempo atrás comecei a dar chance a essa receita que incorporou de vez o cardápio brasileiro e sim, descobri que amo um strognofezinho!

Desde então só fiz a versão básica com creme de leite e o próprio molho da carne sem nada de ketchup ou extrato de tomate, mas quando dei de cara com uma receita elaborada no livro Jamie Oliver em casa, quis por que quis fazer, mas me deparei com dois probleminhas...

1º a receita vai carne de veado, onde raios eu vo achar carne de veado? Só se eu atropelasse um na estrada!

2º creme franchê, tem certeza que é de comer?

É, duvidas de uma aspirante a cozinheira amadora, mas como boa aluna comecei a ver que a receita não precisa sair uma caca só pq fiz algumas substituições, acontece e a mágica na cozinha esta ai, tem como a gente criar nossas versões.

Solucionando os probleminhas..

1º carne de veado aqui no Brasil, sem chance, carne exótica também está muito alem da minha vã experiência na cozinha, então uma boa alcatra ta valendo!

2º Creme franchê, pesquisando vi que dá pra fazer o tal creme em casa, mas eu precisava de creme de leite fresco coisa que não encontrei quando fui fazer minhas comprinhas. Mais uma vez na frente da net, descobri que ele pode ser substituído por iogurte natural integral então mandei vê!




E a receita é assim:

Corte a carne em pedaços da grossura de um dedo, tempere com sal, pimenta do reino e páprica e deixa descansando.

Frite uma cebola alguns dentes de alho e quando tiver douradinho reserve

Na mesma frigideira, aqueça em fogo alto bote azeite e frite cogumelos frescos, os quais quiser, mas tem que ser frescos! Em seguida jogue a carne e cozinhe por 1 ou 2 minutos

Passando esse tempinho coloque a cebola e o alho que estavam reservados e mais salsa picadinha

Misture agora na frigideira uma colher de manteiga em temperatura ambiente e 1 dose de conhaque, é a melhor parte FLAMBAR!Eu adoro flambar, ver aquela chama de dentro da panela me sinto uma chef, hahaha!

Quando a chama se apagar deixe cozinhar um pouquinho mais só pra ficar um pouco mais sequinho o molho, não queremos deixar a carne dura!

Coloque raspas de limão e o iogurte bem mexidinho

E finalize com um punhadinho de pepino em conservas e mais folhas de salsa!

4 comentários:

Milena disse...

Adoro estrogonofe!!! =D

Anônimo disse...

hummm que deliciaaaaaaaaaaaa!

Juliana disse...

hummm
essa receita parece ser muuuuuuuuito boa
=)

Waleska disse...

Oi Selma.
Por acaso eu conheço uma noiva baiana sim, aliás ela casou agora dia 10. É a Zezé, na verdade ela tá morando em Sampa, mas tanto o inicio dos preparativos quanto o casamento foi em Salvador. O blog dela é esse: http://chadecasamento.blogspot.com/