domingo, 29 de março de 2009

Lasanha de abobrinha



Esse é aquele tipo de almoço que faço quando não tenho nenhuma criatividade, sabe como é, nesse inicio de carreira de piloto de fogão é muito difícil ter um repertorio farto para experimentar uma comida nova a cada domingo.

E a lasanha de abobrinha é um exemplo de sabor e baixa culpa na consciência que vale muito a pena prepara. Pra mim a abobrinha é uma ótima substituta da massa, seu sabor não é muito marcante e tem uma textura delicadíssima, ao contrario da berinjela que seu sabor e consistência distorcem a proposta do prato que é para saborear um bom molho e um bom recheio!

Para 2 pessoas precisamos de meio quilo pra menos de carne moída (patinho de preferência), queijo mussarela, presunto, uma abobrinha de pescoço, brócolis, cebola, alho,4 tomates, azeitonas, quanto baste de sal e curry.

O molho de tomates caseiro é a coisa mais rápida e pratica que tem pra se fazer no mundo. Muita gente acha que prepara-lo demanda tempo e empenho...mas não!Pegue 4 tomates maduros, corte em fatias ou da forma que preferir, sabendo que quanto mais finos mais rápido para derreter. Corte uns dentes de alho também, jogue na panela os dois ingredientes e vai mexendo como se tivesse preparando um molho industrializado.Te garanto que em menos de 10 minutos o molho estará pronto, com um vermelho e uma consistência linda sem perigo de ficar acido como os de latinha! Se por um acaso não gostar das peles do tomate no meio do molho, retire a casca antes num processo muito simples que aprendi num livro de receitas do Jamie Oliver. É só fazer cortes superficiais no tomate e escalda los por 1 minuto, aí é fácil arrancar a pele!

A abobrinha fica muito mais gostosa quando é fatiada finamente, já ralei e não ficou tão legal quanto as carismáticas rodelinhas. Deixe submersas as fatias numa panela e misture curry na água, bote pra cozinhar. Quando estiver pronta, deixe escorrendo sem jogar água fria em cima pra não tirar o tempero, o fundamental é deixar bem sequinha a abobrinha pra não juntar muita água na hora de assar.

Molho pronto junte a carne moída mexa bem pra ela ficar soltinha e depois jogue água para render um pouco, esqueça por alguns instantes no fogo até volta a engrossar.

A parte cozinhe a vapor o brócolis, pra depois dar uma sapecada numa frigideira com manteiga, ops!

Tudo cozidinho, chegou a hora de botar o forno pra esquentar e montar a lasanha!

Uma camada de abobrinha bem escorrida, depois o molho, um pouco de presunto picadinho e brócolis bem miudinho, arremate com queijo mussarela e comece outra camada!

Bote pra assar por uns 20 minutos ou mais, o tempo depende se conseguiu escorrer bem a abobrinha e se seu forno é bom, coisa que o daqui de casa passa longe de tão ruim que é!
Não esqueça de colocar um papel laminado em cima pra nao ficar preto que nem o meu ficou!

Pra acompanhar uma saladinha com pimentões coloridos + cenoura ralada + cebola + tomate + cebolinha + quiabo e quanto baste de pimenta calabresa!

Um comentário:

Juliana disse...

nossa, eu queria ter um pouco de talento pra cozinha
=)