domingo, 1 de março de 2009

Minha primeira feijoada


Uma verdadeira maratona para se preparar essa iguaria, mas vale a pena!Comecei a lidar com a feijoada já na sexta feira tratando de comprar os ingredientes e preparando a carne, já que utilizei a carne de sol.
Claro que tentei deixá-la o mais leve possível não misturando carne de porco ao seu preparo e a maioria dos embutidos habituais. Utilizei exatos 800 gramas de músculo, 500 gramas de paleta, 1 kg de carne de sol e 2 calabresas para 1 kg de feijão preto.
A carne de sol estava congelada, ela foi um suvenir da ultima vez que fui pra Salvador então tive que descongelá-la já no inicio de sábado para dar tempo para tirar o sal na madrugada. Nessa hora tbm é interessante botar de molho o feijão escolhido e lavado.
Como só tenho uma panela de pressão, levantei as 7:30 da manhã para começar a cozinhar!
Antes disso, fiz minhas coisinhas, levei os dogs para passear reguei o jardim só então comecei a preparação! 20 minutos de panela chiando para o feijão ficar legal, então o transferi para uma panela maior, coloquei mais água e varias folhas de louro um pouquinho de sal e deixei cozinhando nem fogo brando na menor boca do fogão.
A calabresa bota nessa hora no feijão, fatio em finas rodelas, coloco no microondas por uns 3 minutos disposta em um sanduíche de papel toalha para absorver o maximo possível de gordura.
Antes de mergulhá-las no feijão, absorvo o Maximo a gordura com papel.
Não esqueci de colocar uma pimenta linda picadinha pra dar aquele sabor!
Escolhi a dedo os pedaços de carne, mas antes de colocar na pressão, limpei qualquer sinal de gordura que ainda existia. Para ficar bem macia deixei uns 30 minutos a panela chiar. Separei a carne do seu caldo e ele, botei para congelar assim que deu uma esfriada. Já a carne, refoguei em um punhado de alho e cebola picadinha (escaldei e deixei de molho em um verdadeiro chá de louro antes) e joguei na panela de feijão. O caldo gelado toda a gordura fica empedrada na superfície, descarto todas essas bolinhas de gordura, só assim coloco na mistura.
Ela fica linda sem nada de gordura na superfície!!!
Se utilizar qualquer carne salgada, não é necessario corriguir o sal, mesmo fazendo todo o processo de desalgar a carne. Faça arroz, refogue couve corte laranjas e ta pronto!

2 comentários:

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Oi flor...passa um e-mail q te mando a receita...xerusssssss!!

Leilinha.... disse...

Aii....muito boa, tb nao gosto de carnes moles ou cheias de gorduras...