domingo, 8 de fevereiro de 2009

Inhoque de batata doce com chicória refogada

(almoço sem gluten e tentando reduzir seu indice glicêmico)

Inhoque de batata doce (para 4 pessoas)
Substituir a batata inglesa pela batata doce, alem de proporcionar um sabor surpreendente ela não precisa de nenhuma adaptação para que o inhoque dê certo!
Não tem erro, no lugar do trigo a fécula de mandioca, mas tome cuidado para não colocar muita fécula, isso pode transformar inhoque em chiclete!
Para a receita sair bacana, deixe as batatas bem escorridas e tente usar a casca, passe num processador para ajudar.
Gosto de um molho bem vermelho e cheio de surpresa para arrematar o prato, como sempre uso 4 tomates maduros refogados no alho (sem óleo) um pouco de água para cozinhar e carne moída bem magra (250gr de patinho de preferência). Utilizo as flores e os talos do brócolis bem picadinhos pra dar mais fibra ao prato e jogo na panela quando o molho estiver cozinhando.
Misture delicadamente o inhoque já cozido com o molho e finalize com folhas de mangericão.
Para acompanhar Chicória refogada
Pique o alho minuciosamente, jogue na panela e deixe dourar (sem óleo).Em seguida jogue a chicória contada em tiras e um pouco de sal.Ela vai refogando e soltando água, quando tiver bem mole esta pronto!Separe a água do cozido, um pouco de parmesão ralado em cima com um fio de azeite e ta pronto!

Porque a batata doce?
O grande sucesso da batata doce é devido a seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor para o emagrecimento. Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71).
A batata-doce fornece em média para cada 100 gramas: 116 calorias, 1,16 gramas de proteínas, 30,10 gramas de carboidratos e 0,32 gramas de lipídios.
Contém grande quantidade de vitamina A (boa para a vista, para a pele e para proteger o organismo de infecções), além de vitaminas do Complexo B (que protegem o aparelho digestivo e a pele) e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro (que fortalecem ossos, dentes e sangue). Mas, para preservar seus nutrientes, a batata deve ser cozida com casca, em panela tampada.
Cheia de fibras, consumida com casca, apresenta tanta fibra quanto meia xícara de aveia.
mais informações


Por que a fécula de mandioca?
É da fécula que é obtidas a maltodextrinas que são açúcares (carboidratos) complexos. Essa classificação garante, a quem as ingerir, digestão mais lenta e mais saudável, ela tem a vantagem de não interferir no aumento da glicemia (índice de açúcar no sangue).

2 comentários:

Rui Ventura disse...

OI Selma, Gosto de receitas, depois vou olhar com mais atenção, mas eu gosto também de polémica rsrsrs e como vc abriu uma, num comentário que fez no Blog da Carol e eu respondi lá mesmo, só que para ter certeza de que vais ler, copiei para vc tb. Olha aí: (Selma, Tome as rédias de sua vida, vc precisa saber o que lhe comvém, o que lhe faz Bem, o que deve ou não fazer, e ser movido pela vontade dos outros nos torna Marionetes, sem vontade sem Amor próprio enfim sem Identidade. Então meninona ACORDA para a VIDA. Se imponha Limites, e deixe que os outros digam o "sabe o que é que é". Sei. Não, não quero obrigado, Não, vc não fará por....(explique o porque, mas não esqueça, vc não deve explicações, há no entanto pessoas que as merecem, maas cuidado são poucas),Não se desgaste, pois para vc respeitar a pessoas tem que primeiro se respeitar a si mesma, para Amar precisa se AMAR acima de tudo e de todos e isso não tem nada a Ver com Egoismo, é sim um saudável respeito por si mesma sem o que sua vida, vira um brinquedo na mão de Vó, Vô, tio, Mãe, Namorado , filho...KD VC.????Cuidado Menina E Acredite a CAROL Pagou para aprender, hj eu sei que ela sabe, vou te dar + um concelho "de gratis"rsrsrs!!!! não pague mais do que já pagou, aproveite aprenda com quem já sabe e está disposto a ensinar.) Sucesso Querida, vc é novinha então vai me achar meio estranho, mas daqui a algum tempo vai comentar com "seus botões" não é que aquele português petulante, não estava tão errado assim, é porque não pretendo estar Certo, mas não estou ERRADO só sou muito direto, isso em parte é criação, e o resto opção, porque aos 50 anos, já temos que ter feito nossas escolhas.
SUCESSO
BJ

Débora disse...

oi selma! que beleza de receita!!! com certeza vou tentar... já fiz umas tentativas de nhoque, mas não deram certo... ehhehehe grande abraço e bom fim de semana!