domingo, 1 de fevereiro de 2009

Inicio



Decidi publicar como parte integrante de meu blog principal A batalha contra gordura, este espaço onde mostro as receitas que faço no único dia em que entro na cozinha para botar a mão na massa, DOMINGO!
São receitas adaptadas por mim para que o cardápio saia mais leve e equilibrado, mas apesar dessa preocupação o que mais tenho que tomar conta é a PORÇÃO que boto em meu prato, mas esse assunto não será tratado por aqui!

Neste domingo...



Mini vaca atolada e vinagrete de chuchu
(almoço sem gluten)


Mini vaca atolada (para duas pessoas)
Ok, pra começar um blog que fala sobre comida light ela não é nada coerente com o tema, porem foi uma experiência gostosa e tentei ao maximo deixá-la dinâmica!

O esquema é, escolher uma carne magra ao invés da tradicional costela, pode ser paleta ou coxão duro, mesmo assim retiro qualquer gordurinha visível que tiver. (500 gramas já basta)

Para o molho, prefiro bons tomates maduros do que aquele pronto vendido no supermercado cheio de sódio, estabilizantes e conservantes. E não tem segredo, apenas dê uma refogadinha no alho (sem óleo) e em seguida jogue os tomates picados para refogar (3 ou 4 já basta).

O outro ingrediente principal é a mandioca, essa também não precisa jogar meio quilo na panela para cozinhar com a carne, basta apenas uma bem picadinha para derreter na hora da pressão, só que depois deixo a panela no fogo para evaporar o resto da água assim o molho fica bem grossinho.

A parte, pico grosseiramente pimentões coloridos, brócolis e abobrinha de pescoço e coloco para cozinhar à vapor. Como não tenho a parafernália especial para fazer isso, utilizo um escorredor de metal em cima de uma panela cheia de água e ta beleza! Essa é uma ótima opção de preparo, pois os nutrientes dos vegetais não são desperdiçados na água e ainda ficam muito mais bonitos e coloridos.


Quando a carne já estiver pronta, junto os vegetais e boa!



DICA:
Para o molho de tomate ficar mais vermelhinho e os vegetais a vapor ficarem com as cores bem vibrantes, não tampe a panela.


Apenas para comparação:
Costela assada – 100g 380kcal

Coxão duro assado – 100g 200kcal
Mandioca/macaxeira cozida – 100g 149 calorias



Vinagre de chuchu é muito simples!
Basta colocar 1 chuchu descascado, picado bem pequenininho e cozido à vapor (cozinho ele junto com os vegetais da vaca atolada) num punhado de repolho ralada, tomates, pimentões e cebolas milimetricamente cortados.

Eu adoro cebola, mas evito consumi la pois da muito gases, me deixando bem desconfortável. Mas como vinagrete não é vinagrete sem cebola eu tento amenizar sua reação bombástica, escaldo elas e depois deixo um pouco submersa em água quente com folhas de louro.Tempero com vinagre balsâmico que é doce e cheiro verde

Porque o chuchu?
Em 100g = 31cal e 90,80% de água
Fonte de fibras ajuda no trato intestinal
É uma alimento de calorias negativas, ou seja, condição em que exige que o nosso corpo faça um esforço maior do que a caloria que tal alimento fornece para digeri-los.
Enche a barriga não engorda e ainda não interfere no sabor da receita!

Por que o louro na cebola?
Uma de suas indicações é no combate aos gases





RESULTADO DESTE ALMOÇO NA SEGUNDA FEIRA:
- Não engordei mas tbm controlei pra caramba minha alimentação desde sabado.



Um comentário:

Suzana disse...

Linda !!!

Adorei conhecer seu blog.. Vou começar anotar as receitas.

Será um prazer tê-la em meu cantinho tbém...

Super beijo !! Vitória !