domingo, 15 de fevereiro de 2009

Arroz de forno

Não gosto de fazer apenas um prato no cardápio do dia, sou de elaborar saladas e alguns acompanhamentos pra deixar a mesa bem posta. Mas quando se esta sozinha em casa, é um tanto chato ficar horas na cozinha pra preparar apenas para uma pessoa!!

Foi o que aconteceu comigo hoje, meu almoço foi solitário e optei por um prato bem rápido para se fazer!

Arroz de forno só pra mim
(almoço sem glúten, quase vegan)


Não uso arroz comum, gosto do integral por ter todas as suas qualificações e ser muito gostoso. Uma caixinha de raris também seria perfeito, mas como to evitando glúten esse produto contem grãos de trigo e daí já viu né!
Nada de refogar o arroz, nada de colocar óleo em sua preparação ou aqueles tabletinhos horrorosos de caldos. Apenas água e um pouco de sal já basta pra ter um sabor maravilhoso!
Deixe cozinhar e quando tiver naquele momento em que começa a estralar na panela, bata um ovo e misture com o arroz, desligue o fogo e deixe esperando.
A parte vá picando bem pequenininho alguns dentes de alho, tomate, abobrinha, pimentões e um maço de espinafre.
Para dar um tcham corto alguns champignons e azeitonas para colocar na mistura.
Doure o alho (sem óleo) coloque os champignons e as azeitonas, em seguida a abobrinha, pimentões e o espinafre. Quando tudo tiver molinho e formar bastante água, salpique um pouco de CURRY e coloque os tomates, mexa um pouco até tudo ficar meio amarelado e desligue.
Monte em uma forma untada uma camada de arroz (indico fazer a camada bem fina pra não colocar tanto arroz), uma camada bem farta do cozido drenado, junto com um pouco de parmesão ralado e fatias de mussarela. Por ultimo mais uma camada de arroz (fina) e finalize com fatias de mussarela, rodelas de tomate, um pouco de orégano e gratine!
Na apresentação, um fio de azeite!

Manisfesto contra caldos industrilizados
Detesto o marketing que se fazem em cima desses caldos prontos, dizendo ser saudáveis, light ou zero...PURA MENTIRA! É só dar uma olhadinha na tabela nutricional, que particularmente acho inviável dar esse nome já que o produto só tem produto químico, e ver a quantidade absurda de conservantes, estabilizantes, aditivos, sódio como o glutamato monossódico e claro, muita gordura!
Imagine, meu organismo feito um louco tentando entender como processar tanta química de uma só vez dessa verdadeira bomba que vendem em tabletes. Quero distancia de tudo que é industrializado!


5 comentários:

Leilinha.... disse...

Gostei da receita, vou provar.
Eu amo temperos e gosto dos caldos, acho que jamais serei naturalista rs..

Selma Rosa disse...

Oi leila!
Eu tbm não pretendo ser naturalista, é muito restritiva essa opção de vida, mas evito prdutos industrializados como molho de tomate, caldos, sopas prontas, conservas e refeições congeladas!
BJOS e obrigada por me acompanhar!

nonono disse...

oi adorei esse seu blog!
vou começar a acompanhar ok?!?!?!
beijos

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Pai amado...quer me matar c estas comidinhas né...rsrsrsr...tô doída d fome...rsrsrrsr!!!Querida, obrigada pela visita viu...e pode ficar a vontade pra responder...naum precisa de indicação naum...mas tem q indicar depois, certo??? Beijocas e volte sempre!!

Papoila disse...

ei! um n sabia que tinhas este blog, só conhecia o do zip.net!!! tá lindo e delicioso!

eu tb me recuso a comer caldos em tablete e afins... só a quantidademonstra de sal que aquilo tem!

olha, fui pra comentar no outro blog, mas volta e meia o meu pc implica com o zip.net... pode ser aqui?

Ai amiga... sei bem o que ficar ali em frente a decisões dificeis, cada uma mais horrorasa que a outra... mas olha, depois de tomadas, vem um alívio tremendo!
Tb tou a usar o gym como escape... antes isso que comida, né? tou fora dessa! :)))

quanto ao bikini: mulé, aqui é dificil pra car... encontrar um bom! os brasileiros sao carissimos, n temos grande industria de bikinis e para piorar, os importados de espanha e frança... um horror! cuecas gigantescas! na minha loja tive q devolver uma encomenda de conjuntos de lingerie espanhola por causa das cuecas... aquilo é tipo tenda de campismo! tive mm q dizer pró espanhol:" olha, nenhuma mulher normal portuguesa admite a possibilidade de ser vista com essas cuecas".
Temos umas designadas por "asa delta" ou "tanga brasileira", em que a parte de trás é quase da largura da frente, o ideal. E achar? tá na moda shortinhos e string. Não há meio termo... a n ser cuecas espanholas.... bleargh!!!

corpo violão???? quem dera!
tenho 1.08 de peito e 1 metro de quadril... cintura? cadê???? agora a parte boa: tá tudo a ficar durinho... e posso usar qq tipo de cueca, o rabo n é gelatinoso, e n tenho barriga.. aquela curva redonda abaixo do umbigo, topas? aí sou bem tábua, considerando as medidas "generosas" (cof... coffff)

olha... pra teres ideia: uso umas cuecas duma marca vossa, a Puket, modelo 7269, e é tamanho G. bikini pode ser um cadinho maior pra n "vincar", né? :)))

beijos e boa sorte nessas decisões!