(almoço sem gluten e tentando reduzir seu indice glicêmico)

Inhoque de batata doce (para 4 pessoas)
Substituir a batata inglesa pela batata doce, alem de proporcionar um sabor surpreendente ela não precisa de nenhuma adaptação para que o inhoque dê certo!
Não tem erro, no lugar do trigo a fécula de mandioca, mas tome cuidado para não colocar muita fécula, isso pode transformar inhoque em chiclete!
Para a receita sair bacana, deixe as batatas bem escorridas e tente usar a casca, passe num processador para ajudar.
Gosto de um molho bem vermelho e cheio de surpresa para arrematar o prato, como sempre uso 4 tomates maduros refogados no alho (sem óleo) um pouco de água para cozinhar e carne moída bem magra (250gr de patinho de preferência). Utilizo as flores e os talos do brócolis bem picadinhos pra dar mais fibra ao prato e jogo na panela quando o molho estiver cozinhando.
Misture delicadamente o inhoque já cozido com o molho e finalize com folhas de mangericão.
Para acompanhar Chicória refogada
Pique o alho minuciosamente, jogue na panela e deixe dourar (sem óleo).Em seguida jogue a chicória contada em tiras e um pouco de sal.Ela vai refogando e soltando água, quando tiver bem mole esta pronto!Separe a água do cozido, um pouco de parmesão ralado em cima com um fio de azeite e ta pronto!
Porque a batata doce?
O grande sucesso da batata doce é devido a seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor para o emagrecimento. Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71).
A batata-doce fornece em média para cada 100 gramas: 116 calorias, 1,16 gramas de proteínas, 30,10 gramas de carboidratos e 0,32 gramas de lipídios.
Contém grande quantidade de vitamina A (boa para a vista, para a pele e para proteger o organismo de infecções), além de vitaminas do Complexo B (que protegem o aparelho digestivo e a pele) e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro (que fortalecem ossos, dentes e sangue). Mas, para preservar seus nutrientes, a batata deve ser cozida com casca, em panela tampada.
Cheia de fibras, consumida com casca, apresenta tanta fibra quanto meia xícara de aveia.
mais informações
Por que a fécula de mandioca?
É da fécula que é obtidas a maltodextrinas que são açúcares (carboidratos) complexos. Essa classificação garante, a quem as ingerir, digestão mais lenta e mais saudável, ela tem a vantagem de não interferir no aumento da glicemia (índice de açúcar no sangue).